terça-feira, 26 de agosto de 2014

O número de Ouro (Como calcular a razão áurea da face)

Instruções:
1o. passo: Meça as feições do seu rosto. Não importa quais unidades de medida são usadas, contanto que você use o mesmo sistema para tudo. Medir a largura da sua cabeça, olho, nariz, lábios e a medida externa entre seus olhos. Meça as seguintes distâncias: do topo da sua cabeça até o queixo e até a parte superior da sua pupila, da pupila até a ponta do seu nariz e até o seu lábio, da sua linha capilar até a sua pupila, da ponta do seu nariz até o queixo, dos lábios até o queixo e da ponta do seu nariz até os lábios.  



Medioimages/Photodisc/Valueline/Getty Images
2o. passo:  Calcule as seguintes proporções, dividindo a parte superior (numerador) pela parte inferior (denominador): Topo de sua cabeça até o seu queixo / largura da sua cabeça Topo de sua cabeça até a sua pupila / da pupila até o seu lábio Ponta do seu nariz ao queixo / dos lábios até o queixo Ponta do seu nariz ao queixo / da sua pupila até a ponta do seu nariz Largura do seu nariz / da ponta do nariz até os lábios Distância externa entre os seus olhos / da sua linha de implantação capilar até a sua pupila Comprimento de seus lábios / largura do nariz. 
3o. passo: Examine as relações resultantes. Quanto mais perto cada um destes índices está de 1,618, mais bonito você é de acordo com a razão áurea. A maioria dos rostos possuem algumas proporções que cabem bem à relação e outras que fogem um pouco desse valor.     


Ryan McVay/Lifesize/Getty Images


4o. passo: Use um modelo. O cirurgião plástico Steven Marquardt desenvolveu um modelo que pode ser fotocopiado em uma folha de plástico transparente e colocado sobre uma foto de seu rosto. Alinhe a máscara com sua foto para você obter uma estimativa aproximada de quais são as características que se encaixam à razão áurea melhor do que outras.

 Máscara Phi : O padrão de beleza idealizado pela sociedade faz com que as pessoas busquem incansavelmente atingi-lo. Assim, os olhos humanos se adaptaram a diferenciar o que seria belo e o que seria feio. Para determinar se um rosto é realmente bonito, o cirurgião plástico Steven Marquardt criou uma máscara, denominada Máscara Phi,  fundamentada em sequências matemáticas.
O nome Phi (F) foi originado em homenagem ao escultor e arquiteto Fídias responsável por estruturar o Parthernon. Essas sequências matemáticas são baseadas no “triângulo de ouro”, tendo a relação do lado maior pelo lado menor de 1,618. A máscara é feita e projetada encima do rosto, de modo que seja possível analisar o que é necessário mudar para deixar o rosto perfeito. 
Na antiguidade os egípcios já utilizavam dessa técnica para criar suas estruturas, assim como o Parthenon. Para isso, no ano de 1200 já era conhecida a “sequência de Fibonacci” contendo a proporção que os cientistas perceberam que está presente em tudo que é notado na natureza. A relação é: 1,2,3,5,8,13,21,34. 
A rotulada fórmula da beleza também foi criada, veja:
A altura da testa = altura do nariz ;
Altura do nariz = 1/3 inferior rosto; 
Largura do nariz = largura dos olhos; 
Distância interocular = largura do nariz;
Distância entre os olhos = largura dos olhos;
Largura da boca = 1,5 x largura do nariz (Maquardt considera 1,618 - proporção Phi);
Largura da face = 4 x largura do nariz.

Contido em: http://www.ehow.com.br/calcular-razao-aurea-face-como_20565/; Pesquisado em:26/08/2014 as 21h30.

5 comentários:

  1. visagismo: (substantivo masculino)-conjunto de técnicas usadas para valorizar a beleza de um rosto pela concepção harmônica entre a maquiagem e o penteado.

    ResponderExcluir
  2. Tem algum aplicativo para ver a proporção áurea do rosto?

    ResponderExcluir