- Proporcionalidade na Geometria
- O que é semelhança em geometria
Para que duas ou mais figuras (ou objetos) sejam semelhantes, duas condições são necessárias:
- Os ângulos correspondentes devem ser iguais.
- Os comprimentos correspondentes devem ser proporcionais.
- Note que os dois compassos tem exatamente a mesma forma e tamanhos diferentes.
- Note que nos dois triângulos os ângulos correspondentes são iguais e que a razão entre os lados (comprimentos) é 2. Temos:EF=8 e BC=4 logo; EF/BC = 8/4 = 2.DE=12 e AB=6 logo; DE/AB = 12/6 = 2.DF=5 e AC=2,5 logo; DF/AC = 5/2,5 = 2.
- Todos os círculos;
- Todos os quadrados.
- Os retângulos;
- Os triângulos.
- Todas as esferas;
- Todos os cubos.
- Os cones;
- Os paralelepípedos.
Quando dois triângulos determinam a congruência entre seus elementos. Casos de congruência:
1º LAL (lado, ângulo, lado): dois lados congruentes e ângulos formados também congruentes.
05
Dois triângulos (ou de forma geral, duas figuras planas) são congruentes quando têm a mesma forma e as mesmas dimensões, ou seja, o mesmo tamanho.
Já a semelhança entre triângulos, objeto do artigo, aborda o conceito mais amplo onde se tem triângulos com a mesma forma, mas não necessariamente com o mesmo tamanho. Em outras palavras, congruência é um caso particular de semelhança entre triângulos no sentido de que se dois triângulos são congruentes necessariamente eles são semelhantes.
Exercícios: (Congruência)
1- De acordo com a indicação feita na figura, responda:
- Qual e o caso de congruência que permite afirmar que x = y ?
Resposta: Lado-Lado-Lado.
2 – Os triângulos ABR e MNP são congruentes. Pelas indicações, determine o caso de congruência das medidas x e y.Semelhança de Triângulos
- Critério AA => Ângulo-Ângulo: Se dois triângulos têm dois ângulos internos correspondentes congruentes, então os triângulos são semelhantes.
- Demonstração:
- Critério AAA => Ângulo-Ângulo-Ângulo: Se os ângulos de um triângulo forem respectivamente congruentes aos ângulos correspondentes de outro triângulo, então os triângulos são semelhantes.
- Critério LAL => Lado-Ângulo-Lado: Se as medidas de dois dos lados de um triângulo são proporcionais aos lados do outro triângulo e os ângulos determinados por estes lados são congruentes, então os triângulos são semelhantes.
- Critério LLL => Lado-Lado-Lado: Se as medidas dos lados de um triângulo são respectivamente proporcionais às medidas dos lados correspondentes de outro triângulo, então os triângulos são semelhantes.
Em bom português, podemos, ainda, definir a semelhança entre triângulos através da frase: dois triângulos são semelhantes se um pode ser obtido pela expansão uniforme do outro.
Exercícios:
1 - Numa fazenda em que o galpão para a criação de galinhas, está dividido para separar as matrizes, filhotes, reprodutores etc, têm os tamanhos mostrados na figura abaixo, qual o comprimento aproximado da região vermelha destinada as matrizes?
Resolução:
X = 70
2 – Um zootecnista divide um canteiro triangular, destinado a cultura de flores tropicais, obtendo os valores a seguir. Qual a extensão do trecho marcado com x ?
Ao verificar que um lado é maior e que há a proporção de 3 para 1, conclui-se que a resposta é 9.
3 - Um Zootecnista elaborou um projeto para acompanhar o crescimento de equinos, utilizando gramínea como base alimentar. Em uma das visitas para fazer a medição dos animais observou-se, em um deles, os seguintes resultados:
- No membro toráxico, do caso a região do joelho obteve-se 25 cm.
- No membro pélvico, do casco aos ossos do tarso obteve-se 20 cm.
- E dos ossos do tarso às ultimas vértebras sacrais obteve-se 80 cm
(observe os pontos na figura)
Quando chegou em casa e alisou os resultados, lembrou que não havia feito a medição do joelho a cartilagem escapular desse animal. Lembrando que é feito todo esse mesmo processo a cada 2 meses e que consequentemente irá haver alteração no tamanho do animal caso deixe para medir na próxima visita. E agora, qual solução?
Obs.: Não há mínima possibilidade de ele voltar e fazer o que esqueceu, nem ao menos mandar alguém medir, pois caso aconteça algum erro os resultados não serão favoráveis na conclusão do projeto.
Traçando retas paralelas e transversais.
Resolução:
25 20
__ = __
X 80
=> 20x = 2000 => X = 1 metro
Conclusão
No trabalho apresentado, teve-se a oportunidade de interpretar alguns aspectos históricos que cercam o desenvolvimento da geometria. Tivemos a oportunidade de investigar o desenvolvimento do pensamento geométrico em diferentes contextos profissionais existentes, de modo a relacionar as práticas investigadas com a geometria aprendida.
Referências Bibliográficas:
=>LOUREIRO, Cristina et al.Geometria. Lisboa: Ministério da Educação, 1998
=>http://pt.scribd.com/doc/18059421/geometria-proporcional-nm1
=>http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/teorema-tales-proporcao-aplicada-geometria-594437.shtml
=>http://www.brasilescola.com/matematica/teorema-tales.htm
muito bom! ajudou...
ResponderExcluirValeu Francivaldo. Obrigado.
ResponderExcluirUufa tirei 10 Valeu
ResponderExcluirUufa tirei 10 Valeu
ResponderExcluir