quarta-feira, 5 de junho de 2013

O que ganhamos ao ler um livro

Tive uma experiencia ainda muito novo, quando me foi dado um livro do autor Antonio Cândido, onde a frase: "A nossa literatura é galho secundário da portuguesa, por sua vez arbusto de segunda ordem no jardim das Musas", do livro Formação da Literatura Brasileira, escrito em 1959, deu o pontapé inicial em uma verdadeira revolução na maneira de analisar a literatura nacional. 
Para mim este autor (Antônio Cândido) me fez entrar a fundo no mundo literário. 
Adoro ler e faço isso desde bem novo, sendo vício adquirido de minha família, que muito cedo me davam livros infantis para que eu treinasse a minha leitura. Mas foi no antigo curso ginasial, que quando deparei com alguns assuntos que me intrigaram , é que comecei a ler diversos autores, sendo que o polêmico “sequestro do barroco brasileiro” citado no livro “Formação da Literatura Brasileira” de Antônio Cândido, foi o que me fez começar realmente a me infiltrar na literatura dos autores brasileiros. Foi quando realmente vi que não devia apenas ler o conteúdo de um livro, mas também, interpretá-lo.
Como diria Mario Quintana: "Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem".
"Ler, viajar, voltar, pensar, voltar a ler, viajar, pensar mais.
Acho que isso nos completa.
A vida sem os livros são muito monótonas, são iguais e não nos fazem querer evoluir".


Nenhum comentário:

Postar um comentário