Análise Crítica: Desenvolvimento
de Habilidades em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) Através de
Objetos de Aprendizagem
Parte 1 (Introdução):
- TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) – conjunto de
recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo
comum. Na área da educação, as TICs são bastante utilizadas no processo
de ensino aprendizagem Educação a
Distância).
(fonte: http://www.infoescola.com/informatica/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/)
Obs.: este termo foi somente citado dentro do artigo, mas não foi dado o seu
conceito.
- OA (Objetos de
Aprendizagem) – qualquer entidade, digital ou não digital, que pode ser
utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado apoiado pela
tecnologia (WILEY, 2000; IEEE, 2002). Os OA estariam inseridos, portanto, nas
TIC.
Em função de ultimamente ter se visto poucos trabalhos
relacionados aos OA abordando o conteúdo de Geometria dentro da área de
matemática (ocorre mais com os conteúdos de Álgebra), o artigo em questão
propõe o uso do OA chamado “Escadas” para o ensino de conceitos de semelhança
de triângulos, proporcionalidade e Teorema de Tales.
Parte 2 (Funcionamento do OA Escadas):
Desenvolvido pelo Proativa (Grupo
de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem) da
Universidade Federal do Ceará, o OA “Escadas” é composto por uma interface
principal, onde aparece uma escada composta por três degraus, onde cada um,
quando clicado, irá explorar conteúdos relacionados a Geometria. Os degraus,
que podem ser explorados de maneira não-linear, são os seguintes:
- Falando em Matemática – noção teórica sobre semelhança de
triângulos e teorema de Tales.
- Sobre Escadas – relações existentes para a construção de escadas e
outras curiosidades sobre as mesmas.
- Construção de Escadas – realização da atividade (determinar
dimensão dos degraus e outras ferramentas para a construção da escada).
Interface Principal
|
|
Interface Construção
de Escadas
|
|
Explorar os seguintes
conteúdos:
|
|
- Semelhança de Triângulos. Exemplo: verificar que o triângulo
ABC é semelhante ao CDE, notando que, ao projetar um triângulo congruente ao
CDE que chamaremos de C’D’E’ na base BC do triângulo ABC, se chega as
conclusões de que D’=B (90º), E’=C e C’=A (ângulos internos iguais a 180º).
|
|
Proporcionalidade e Teorema
de Tales. Exemplo: com a representação de feixes de paralelas, fazer
questionamentos aos alunos sobre a relação que se tem dos segmentos a, b,
a’ e b’. Poder levantar questões também se, caso tivesse outro
segmento u de tamanho igual a a e b, se na outra reta transversal o segmento u’ teria mesmo tamanho que a’
e b’.
|
|
Parte 4 (Estudo exploratório):
Para validar o uso do OA
“Escadas”, foi feita uma investigação exploratória com dois grupos de alunos da
8ª série (grupo A, formado por dois alunos, e grupo B, formado por três
alunos).
Foram usadas duas abordagens
diferentes com os dois grupos com o intuito de identificar se a aprendizagem
ocorreria de modo diferente e para identificar quais as dificuldades ou
defasagens que seriam encontradas. Enquanto que no grupo A seria feita uma
apresentação aos alunos sobre o OA e em seguida permitir que eles já comecem a
explorá-lo, no grupo B seria feita uma apresentação sobre o OA e depois uma
explicação teórica sobre semelhança de triângulos e Teorema de Tales. A
aplicação do OA foi realizada por pesquisadores diferentes, denominados P1 e P2
para o grupo A e grupo B, respectivamente.
Em ambos os grupos, os alunos
relataram que já tinham conhecimentos sobre semelhança de triângulos e Teorema
de Tales.
No grupo A, foi observado que um
dos alunos era mais cauteloso com o uso do OA em relação ao outro, pelo fato de
se ater mais às informações dadas em cada um dos degraus. No grupo B, um dos
alunos forneceu os valores do degrau que permitiu a geração de uma escada
correta, fazendo com que o grupo gerasse uma nova Escada para tentar entender o
que tinham feito.
Depois da atividade, os grupos
responderam a um questionário, onde se pôde observar que, em ambos os casos, a
intervenção dos pesquisadores P1 e P2 contribuiu bastante para a aplicação do
OA.
Parte 5 (Conclusão):
O artigo defende a utilização do OA
“Escadas” em relação aos métodos de ensino mais tradicionais, apontado as seguintes
características:
- Possibilidade de explorar de
forma dinâmica as relações de semelhança de triângulos ao manipular os valores
dos degraus;- Possibilidade de utilizar inúmeras tentativas para construir hipóteses ou estratégias sobre quais conjuntos de valores podem resultar em triângulos semelhantes.
Ele também conclui sobre a importância do professor como mediador dos conhecimentos matemáticos trazidos neste OA.
Análise Crítica:
Creio que “Escadas” pode ser
bastante interessante como um meio de abordar os conteúdos de semelhança de
triângulos, Teorema de Tales e proporcionalidade. Além de dar uma alternativa
diferente de ensino do conteúdo no modo tradicional (com o uso do quadro-negro
e giz) caso este não esteja funcionando positivamente em determinados grupos de
alunos, o OA “Escadas” também se destaca por permitir ao aluno um manuseamento
bastante prático com suas interfaces, podendo o aluno explorar três conteúdos
numa atividade só. Isto também facilita o professor a ensinar estes conteúdos e
também o ajuda na reutilização desta atividade. Também vejo como fator positivo
a inserção dos alunos a situações do mundo real, relacionado-as com os
conteúdos matemáticos em questão, podendo provocar um maior interesse por parte
dos alunos com o conteúdo abordado.
Portanto, é importante o
professor sempre estar alerta a possíveis problemas que poderá encontrar com o
uso de ferramentas de ensino nas quais utilizará o computador, como, por
exemplo, o desinteresse dos alunos diante da atividade proposta. Desinteresse
ocasionado algumas vezes pela exigência que estes possuem quanto a gráficos
mais sofisticados, visto que os mesmos têm contato frequente com jogos mais
desenvolvidos neste aspecto.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLOGIA – MAT01074
Guilherme Tadewald Varella – 171038 – gui.varella@hotmail.com
Universidade Federal
do Rio Grande do Sul
Referências:
- DE SOUZA, Maria de Fátima C.;
DE CASTRO FILHO, José Aires; PEQUENO, Mauro C.; BARRETO, Daisyane Carneiro;
BARRETO, Natasha Carneiro. Desenvolvimento de Habilidades em Tecnologias da
Informação e Comunicação (TIC) Através de Objetos de Aprendizagem. In: Objetos
de Aprendizagem: Uma Proposta de Recurso Pedagógico/Organização: Carmem Lúcia
Prata, Anna Christina Aun de Azevedo Nascimento (Pg. 59 – 69). – Brasília: MEC,
SEED, 2007.
- http://www.infoescola.com/informatica/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/
Contido em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=75&ved=0CEgQFjAEOEY&url =http%3A%2F%2Fguivarella.pbworks.com%2Fw%2Ffile%2Ffetch%2F54066704%2FTarefa1_EDUMATEC.doc&ei=Gs3FUZyvEoHo0gGYzIHQAw&usg=AFQjCNGmeLF51Cc
2uEpRYNhn17lQp9MpHA&sig2=wRdhbx6K-vo9I4Zmnl1MCQ.
Pesquisado em: 22/06/2013, 13h45.
Nenhum comentário:
Postar um comentário