sábado, 22 de junho de 2013

Geometria no teorema de Tales - OA “Escadas” - Escada composta por três degraus para explorarmos conteúdos relacionados


Análise Crítica: Desenvolvimento de Habilidades em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) Através de Objetos de Aprendizagem

Parte 1 (Introdução):

- TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) – conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. Na área da educação, as TICs são bastante utilizadas no processo de ensino aprendizagem Educação a Distância). (fonte: http://www.infoescola.com/informatica/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/) Obs.: este termo foi somente citado dentro do artigo, mas não foi dado o seu conceito.

- OA (Objetos de Aprendizagem) – qualquer entidade, digital ou não digital, que pode ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado apoiado pela tecnologia (WILEY, 2000; IEEE, 2002). Os OA estariam inseridos, portanto, nas TIC.

Em função de ultimamente ter se visto poucos trabalhos relacionados aos OA abordando o conteúdo de Geometria dentro da área de matemática (ocorre mais com os conteúdos de Álgebra), o artigo em questão propõe o uso do OA chamado “Escadas” para o ensino de conceitos de semelhança de triângulos, proporcionalidade e Teorema de Tales.

Parte 2 (Funcionamento do OA Escadas):

Desenvolvido pelo Proativa (Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem) da Universidade Federal do Ceará, o OA “Escadas” é composto por uma interface principal, onde aparece uma escada composta por três degraus, onde cada um, quando clicado, irá explorar conteúdos relacionados a Geometria. Os degraus, que podem ser explorados de maneira não-linear, são os seguintes:

- Falando em Matemática – noção teórica sobre semelhança de triângulos e teorema de Tales.

- Sobre Escadas – relações existentes para a construção de escadas e outras curiosidades sobre as mesmas.

- Construção de Escadas – realização da atividade (determinar dimensão dos degraus e outras ferramentas para a construção da escada).

Interface Principal

Interface Construção de Escadas

Parte 3 (Como pode ser usado pelo professor e implicações pedagógicas):

Explorar os seguintes conteúdos:
- Semelhança de Triângulos. Exemplo: verificar que o triângulo ABC é semelhante ao CDE, notando que, ao projetar um triângulo congruente ao CDE que chamaremos de C’D’E’ na base BC do triângulo ABC, se chega as conclusões de que D’=B (90º), E’=C e C’=A (ângulos internos iguais a 180º).

Proporcionalidade e Teorema de Tales. Exemplo: com a representação de feixes de paralelas, fazer questionamentos aos alunos sobre a relação que se tem dos segmentos a, b, a’ e b’. Poder levantar questões também se, caso tivesse outro segmento u de tamanho igual a a e b, se na outra reta transversal o segmento u’ teria mesmo tamanho que a’ e b’.


Parte 4 (Estudo exploratório):

Para validar o uso do OA “Escadas”, foi feita uma investigação exploratória com dois grupos de alunos da 8ª série (grupo A, formado por dois alunos, e grupo B, formado por três alunos).

Foram usadas duas abordagens diferentes com os dois grupos com o intuito de identificar se a aprendizagem ocorreria de modo diferente e para identificar quais as dificuldades ou defasagens que seriam encontradas. Enquanto que no grupo A seria feita uma apresentação aos alunos sobre o OA e em seguida permitir que eles já comecem a explorá-lo, no grupo B seria feita uma apresentação sobre o OA e depois uma explicação teórica sobre semelhança de triângulos e Teorema de Tales. A aplicação do OA foi realizada por pesquisadores diferentes, denominados P1 e P2 para o grupo A e grupo B, respectivamente.

Em ambos os grupos, os alunos relataram que já tinham conhecimentos sobre semelhança de triângulos e Teorema de Tales.

No grupo A, foi observado que um dos alunos era mais cauteloso com o uso do OA em relação ao outro, pelo fato de se ater mais às informações dadas em cada um dos degraus. No grupo B, um dos alunos forneceu os valores do degrau que permitiu a geração de uma escada correta, fazendo com que o grupo gerasse uma nova Escada para tentar entender o que tinham feito.

Depois da atividade, os grupos responderam a um questionário, onde se pôde observar que, em ambos os casos, a intervenção dos pesquisadores P1 e P2 contribuiu bastante para a aplicação do OA.

Parte 5 (Conclusão):

O artigo defende a utilização do OA “Escadas” em relação aos métodos de ensino mais tradicionais, apontado as seguintes características:
- Possibilidade de explorar de forma dinâmica as relações de semelhança de triângulos ao manipular os valores dos degraus;
- Possibilidade de utilizar inúmeras tentativas para construir hipóteses ou estratégias sobre quais conjuntos de valores podem resultar em triângulos semelhantes.
Ele também conclui sobre a importância do professor como mediador dos conhecimentos matemáticos trazidos neste OA.

Análise Crítica:

Creio que “Escadas” pode ser bastante interessante como um meio de abordar os conteúdos de semelhança de triângulos, Teorema de Tales e proporcionalidade. Além de dar uma alternativa diferente de ensino do conteúdo no modo tradicional (com o uso do quadro-negro e giz) caso este não esteja funcionando positivamente em determinados grupos de alunos, o OA “Escadas” também se destaca por permitir ao aluno um manuseamento bastante prático com suas interfaces, podendo o aluno explorar três conteúdos numa atividade só. Isto também facilita o professor a ensinar estes conteúdos e também o ajuda na reutilização desta atividade. Também vejo como fator positivo a inserção dos alunos a situações do mundo real, relacionado-as com os conteúdos matemáticos em questão, podendo provocar um maior interesse por parte dos alunos com o conteúdo abordado.

Portanto, é importante o professor sempre estar alerta a possíveis problemas que poderá encontrar com o uso de ferramentas de ensino nas quais utilizará o computador, como, por exemplo, o desinteresse dos alunos diante da atividade proposta. Desinteresse ocasionado algumas vezes pela exigência que estes possuem quanto a gráficos mais sofisticados, visto que os mesmos têm contato frequente com jogos mais desenvolvidos neste aspecto.

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLOGIA – MAT01074
Guilherme Tadewald Varella – 171038 – gui.varella@hotmail.com
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Referências:
- DE SOUZA, Maria de Fátima C.; DE CASTRO FILHO, José Aires; PEQUENO, Mauro C.; BARRETO, Daisyane Carneiro; BARRETO, Natasha Carneiro. Desenvolvimento de Habilidades em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) Através de Objetos de Aprendizagem. In: Objetos de Aprendizagem: Uma Proposta de Recurso Pedagógico/Organização: Carmem Lúcia Prata, Anna Christina Aun de Azevedo Nascimento (Pg. 59 – 69). – Brasília: MEC, SEED, 2007.
- http://www.infoescola.com/informatica/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/

Contido em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=75&ved=0CEgQFjAEOEY&url =http%3A%2F%2Fguivarella.pbworks.com%2Fw%2Ffile%2Ffetch%2F54066704%2FTarefa1_EDUMATEC.doc&ei=Gs3FUZyvEoHo0gGYzIHQAw&usg=AFQjCNGmeLF51Cc
2uEpRYNhn17lQp9MpHA&sig2=wRdhbx6K-vo9I4Zmnl1MCQ.
Pesquisado em: 22/06/2013, 13h45.

Nenhum comentário:

Postar um comentário