domingo, 16 de junho de 2013

Teorema de Tales - Plano de Aula Completo


Desenvolvimento da Atividade
1ª ETAPA:

1. Estrutura do Plano de Aula

Assunto a ser tratado: Geometria: teorema de Tales; semelhança de triângulos.

Período histórico: 625 - 546 a.C.

Breve resumo do conteúdo: Conforme o site: www.brasilescola.com, no texto sobre o Teorema de Tales, temos a seguinte descrição:

“Conta-se que Tales, que foi considerado o primeiro pensador do Ocidente, era tão distraído que certa vez ao olhar para céu caiu num buraco, sendo, por isso, chamado de lunático.

Conta-se também que Tales era tão sábio que, prevendo pela meteorologia uma colheita abundante, comprou todos os instrumentos usados para processar a azeitona, arrendando-os tempos depois com um grande lucro. Essas duas anedotas referem-se ao mesmo filósofo - Tales de Mileto - e até hoje servem para ilustrar as relações contraditórias entre a filosofia e a vida prática.

Tales nasceu na Ásia Menor, na antiga colônia grega de Mileto.

Ele é considerado o filósofo da “physis”, a substância natural de que tudo é formado. Sua grande contribuição foi à busca de um princípio único para as coisas da natureza.
No caso de nosso estudo, o Teorema de Tales, há duas versões para este fato:

-Hicrônimos, discípulo de Aristóteles, diz que Tales mediu o comprimento da sombra da pirâmide no momento em que nossas sombras são iguais a nossa altura, assim medindo a altura da pirâmide.

-Plutarco diz que fincando uma vara vertical no extremo da sombra projetada pela pirâmide, construímos à sombra projetada da vara, formando no solo dois triângulos semelhante.

Notamos, neste relato, que é necessário o conhecimento de teoremas sobre triângulos semelhantes.
Medindo as duas sombras e a altura da vara, pode-se determinar então a altura da pirâmide. Com base nesse esquema, Tales conseguiu medir a altura de uma pirâmide com base no tamanho da sua sombra. Para tal situação ele procedeu da seguinte forma: fincou uma estaca na areia, mediu as sombras respectivas da pirâmide e da estaca em uma determinada hora do dia e estabeleceu a proporção:
O Teorema de Tales pode ser determinado pela seguinte lei de correspondência: “Feixes de retas paralelas cortadas ou intersectadas por segmentos transversais formam segmentos de retas proporcionalmente correspondentes”.

1.1 Identificações:
Curso: Ensino Fundamental                   Disciplina: Matemática
Professor:                                               Horas/Aula: 3 horas - aulas
Semestre/Ano: 8ª. série-9º. ano              Turnos: Matutino.

1.2 Objetivos gerais.
Oferecer ao estudante o contato com o tema: Geometria - Teorema de Tales; semelhança de triângulos, que permita uma compreensão mais fácil, incluindo a história da Matemática, incrementando a informação ao aluno.

1.3 Objetivos específicos.
Como um dos conceitos matemáticos mais importantes e utilizados constantemente no nosso dia a dia é o de proporção.
Quando fazemos nossas as compras no supermercado, ou quando na cozinha nossas mães ou pais manipulam receitas culinárias ao calcular o quanto fazer de comida em uma refeição dependendo do número de pessoas que vão estar presentes, usa-se o conceito da proporcionalidade.
Especificamente será mostrado ao aluno o conceito de segmentos proporcionais e verificar como Tales conseguiu calcular a altura de uma grande pirâmide do Egito.
Veremos também esta aplicação nos triângulos e outras figuras geométricas.

1.4 Metodologia.
Cada aula terá conjuntamente:
Atividades exploratórias individuais e/ou em grupos;
Sistematizações teóricas pelo professor;
Visualização de atividades na apostila do curso;
Atividades de exercícios complementares.

1.5 Desenvolvimento.
Inicialmente será realizada a apresentação do filme “Teorema de Tales” de 8’40”, introduzindo o tema a classe (este filme foi obtido do acervo de filmes da biblioteca da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes)
Posteriormente com o uso da lousa e giz, desenvolveremos o teorema e o explicaremos, dando ênfase a definição de proporcionalidade.
Em seguida resolveremos 3 exercícios práticos sobre o assunto, explicando detalhadamente ponto a ponto.
Posteriormente, com o uso de um retroprojetor, apresentaremos os seguintes slides, visando fixar no aluno o conceito, com uma explicação detalhada do assunto.
(slides obtidos no site: http://www. klickeducacao.com.br/materia/20/display/0,5912,POR-20-92-967-,00.html):
Teorema de Tales

Proporcionalidade de segmentos
Tome duas retas r e r'; na reta r assinale os segmentos a, b e c (Figura 1, abaixo).
Considere uma reta s que corte ambas as retas (Figura 2, abaixo).
Em seguida, trace várias retas paralelas à reta pelas extremidades dos segmentos a, b e c.
Podemos observar que na reta r' ficarão assinalados os segmentos a', b' e c' (Figura 3, abaixo).

A cada segmento da reta r compreendido entre cada uma das paralelas traçadas corresponde um segmento sobre a reta r'. Nesse caso, foi feita uma projeção paralela.

ð A projeção paralela como proporcionalidade direta

Observe que quando multiplicamos um segmento da reta r por um número, sua projeção paralela fica multiplicada pelo mesmo número (Figura 4, abaixo)

Tome duas retas r e r'. Considere os segmentos a e b da seguinte maneira: b = 2a. Em suas projeções sobre a reta r', verifica-se que: b' = 2a', isto é, b / a = 2 e b'/ a' = 2. Isto significa que a projeção paralela é uma proporcionalidade direta.

 ð Formulação do Teorema de Tales
Os segmentos determinados por retas paralelas em duas retas transversais são proporcionais (Figura 5).
 onde K é a razão de proporcionalidade.
ð Aplicações do Teorema de Tales

Divisão de um segmento em partes iguais

Queremos dividir um segmento AB em cinco partes iguais; observe o procedimento na Figura 6, acima.

Segmento quarta proporcional

Dados três segmentos a, b e c, denominamos segmento quarta proporcional de a, b e c ao segmento x que verifica:
a/b = c/x         
Observe a solução gráfica na Figura 7, abaixo:

 Segmento terceira proporcional: Dados dois segmentos a e b, chamamos segmento terceira proporcional de a e b ao segmento x que verifica a seguinte proposição: a/b = b/x

Figura 7
Observe na Figura 8, abaixo, a resolução gráfica. A terceira proporcional define a célebre secção áurea empregada pelos matemáticos gregos.






Após esta exposição, com o uso da apostila do curso, desenvolveremos a matéria, relacionando o Teorema de Tales e sua aplicação nos triângulos e outras figuras geométricas.
Será solicitado aos alunos se reunirem em grupo de 5, e resumirem o assunto apresentado resolvendo 5 exercícios previamente distribuídos, com a participação do professor sanando as possíveis dúvidas. 

1.6 Recursos utilizados (sites, softwares etc.).

Utilizaremos dos seguintes recursos: Sala de aula - Giz, lousa, Datashow e Multimídia e apostila do curso.

1.7 Cronogramas de aula.
1ª. aula – Apresentação do filme:
e dissertação teórica sobre o assunto.

2ª. aula – Apresentação dos slides e relacionamento da lei de Tales com sua aplicação em triângulos e outras figuras geométricas.

3ª. aula – Resumo da matéria pelos alunos com a resolução de problemas em grupo.

1.8 Bibliografia.
>Teorema de Tales. Contido em: http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/historia/calpiramide.htm. Pesquisado em 13/06/2013.
>Coleção pró-infantil – Modulo II- Unidade 6. Contido em:http://portaldoprofessor.mec. gov.br/storage /materiais/0000012739.pdf. Pesquisado em: 13.06.2013.
>Curiosidades Matemáticas – Contido em : http://www.colegiocatanduvas.com.br/desgeo/ curiosidades/index.htm. Consultado em 12/06/2013.
>Matemática. Contido em: http://www.klickeducacao.com.br/materia/20/display/0,5912,POR-20-92-967-,00.html. Pesquisado em 16/06/2013.

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