quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Inferência - Uma aula de Matemática

Preâmbulo: Vamos mostrar ao aluno o que é inferência, ou seja:
O processo pelo qual uma conclusão é inferida a partir de múltiplas observações é chamado processo dedutivo ou indutivo, dependendo do contexto. A conclusão pode ser correta, incorreta, correta dentro de certo grau de precisão, ou correta em certas situações. Conclusões inferidas a partir de observações múltiplas podem ser testadas por observações adicionais.
Considere o seguinte exemplo:
·         Todos os frutos são doces.
·         A banana é uma fruta.
·         Portanto, a banana é doce.
Ou a afirmação:
·         Todos os homens são mortais
·         Sócrates é um homem
·         Portanto, Sócrates é mortal.
Processo acima é chamado de dedutivo.
Para mostrar uma forma inválida, buscamos demonstrar como ela pode levar a partir de premissas verdadeiras para uma conclusão falsa.
·         Todas as maçãs são frutas. (Correto)
·         Bananas são frutas. (Correto)
·         Portanto, as bananas são maçãs. (Errado)
Um argumento válido com premissas falsas pode levar a uma falsa conclusão:
·         Todas as pessoas gordas são gregas.
·         John Lennon era gordo.
·         Portanto, John Lennon era grego.
Quando um argumento válido é usado para derivar uma conclusão falsa de premissas falsas, a inferência é válida, pois segue a forma de uma inferência correta. Um argumento válido pode também ser usado para derivar uma conclusão verdadeira a partir de premissas falsas:
·         Todas as pessoas gordas são músicos
·         John Lennon era gordo
·         Portanto, John Lennon era um músico.
Neste caso, temos duas falsas premissas que implicam uma conclusão verdadeira.
Após essa breve introdução, vamos a aula:

Tema: Teorema de Pitágoras
Conteúdo: Demonstrações geométricas e algébricas;
Competências e habilidades:
·         O aluno deverá ter o conhecimento prévio das figuras geométricas e suas respectivas áreas
·         Identificar padrões  numéricos e geométricos;
·         Interpretar enunciados;
·         Resolução de problemas em diferentes contextos que envolvam as relações métricas no triângulo retângulo;
·         Calcular;
·         Medir;
·         Interpretar.

Ano/Série: 9º Ano / 8a. Série 
Duração: 3 aulas
Justificativa: Devido a grande dificuldade que muitos alunos encontram na identificação e compreensão do Teorema de Pitágoras, bem como em sua aplicação na resolução de situações-problema na disciplina de Matemática do ensino fundamental e posteriormente nas disciplinas de Matemática e Física do ensino médio, vê-se necessária a aplicação deste plano de aula para que ao final o aluno possa construir e compreender de forma consistente o conceito deste teorema e relacioná-lo nas mais diversas situações de seu cotidiano.
Objetivo:
·     Relacionar as áreas dos quadrados construídos a partir dos lados de um triângulo retângulo e assim construir formalmente o conceito do Teorema de Pitágoras;
·       Compreender a relação entre hipotenusa e catetos abordada no Teorema de Pitágoras;
·       Identificar e resolver situações que envolvam a utilização do Teorema de Pitágoras;
·    Identificar e interpretar a aplicação do Teorema de Pitágoras em situações-problema do seu cotidiano.
Estratégias:
·         Proposição de atividades de investigação através de livros e ferramentas de busca na internet;
·         Resolução de problemas com situações-problema contextualizadas;
·         Trabalho extraclasse com exercícios de desenvolvimento.
·         Exibição de filmes;
·         Leitura e resumo de textos sobre Pitágoras.
·   Construção de triângulos, para comprovação dos resultados obtidos pelo aluno através da aplicação do Teorema de Pitágoras.

Metodologia: Iniciar com a apresentação de 2 vídeos:

 
Através de recortes com papel quadriculado demonstrar os diferentes tipos de triângulo, inclusive o triângulo retângulo.
Em seguida pedir aos alunos que desenhem um triângulo retângulo ( ABC) ,qualquer, retângulo em A.           
Em seguida construir os quadrados de lados (AB), (BC) e (AC), sobre cada um dos lados do triângulo.



Em seguida, desenha as diagonais do quadrado de lado [AC], para determinares o centro O do quadrado.
Por O traça dois segmentos de reta paralelos aos lados do quadrado de lado [BC].
 O quadrado ficou dividido em 4 partes que se numeram de 1 a 4. O quadrado de lado [AB], numera-se com o número 5.
Recorta as 5 partes numeradas e com elas tenta obter o quadrado de lado [C].
Conclusão
Depois de ter construído com as 5 partes numeradas o quadrado de lado [BC], vamos investigar  qual a relação existente entre as áreas dos quadrados de lados [AB], [BC] e [AC].
Por dedução, daí vem a relação: área formada pelo lado maior do triangulo é igual a soma das áreas formadas pelos lados menores do triângulo.
C2= A2 + B2

Apresentamos a seguir o 3o. vídeo:



Demonstrado o teorema, vamos realizar atividades com sua aplicação, utilizando para isso as atividades do caderno do aluno.
Recursos:
  • Caderno de atividades do aluno;
  • Papel quadriculado, caderno, tesoura, lápis, régua, lousa e giz;
  • Computador e multimídia;
  • Calculadora;
  • Leitura de textos para melhorar a percepção e a identificação das diversas aplicações do Teorema de Pitágoras.
Avaliação:
  • Observação diária da resolução das questões propostas;
  • Correção dos exercícios extraclasse;
  • Avaliação escrita para avaliar a assimilação do tema/conteúdo proposto;
  • Participação na realização das atividades propostas
  • Produção de textos com o objetivo de narrar a trajetória do aluno até a obtenção do resultado;
  • Produção de textos com o objetivo de identificar a aplicação do Teorema de Pitágoras em seu meio;
Recuperação:
  • Atividades diversificadas para auxiliar na fixação dos conteúdos;
  • Recuperação contínua no decorrer das atividades se for diagnosticada a necessidade;
Referências:  Currículo da SEE, Caderno do aluno, Livro: Praticando Matemática,  Ideias e relações (Editora Nova Didática), Tempo de Matemática (Editora do Brasil), 3 vídeos do Youtube.
Mapa de percurso

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