Sequência
de Aulas - O Conceito de Proporcionalidade
1. Nível
de ensino:
Fundamental – 7º. ano – 8ª. Série.
2.
Conteúdo Estruturante: Números e Álgebra
2.1
Conteúdo Básico: Razão e
proporção
2.2
Conteúdo Específico:
Proporcionalidade
3.
Objetivos:
- Compreender o conceito de
proporcionalidade;
- Calcular proporções em
situações-problema simples.
4. Número
de aulas estimado: 5 aulas
de 50 minutos cada.
5.
Justificativa:
Nesta
sequência de aulas o estudante terá oportunidades para compreender o conceito
de proporcionalidade que segundo Nunes (2003) é uma questão central que envolve
tanto frações como multiplicação estão presentes em todas as ciências e faz
parte do dia a dia de qualquer pessoa, seja no trabalho, seja em casa. O
conceito, bastante simples na sua origem, nada mais é do que a relação entre
duas variáveis.
Para
Fioreze (2008, p. 1) a proporcionalidade tem várias aplicações na realidade
quotidiana e destacada importância tanto no ensino da Matemática como em outras
áreas das Ciências.
A autora
fez um amplo estudo sobre o conceito de proporcionalidade e destacou, entre as
aplicações desse conceito, sua utilidade nas escalas musicais; na
ampliação/redução de fotos e mapas, nos conceitos de fração, quociente, número
racional, produto e quociente de dimensões, escalar, função linear, combinação
e aplicação linear. FIOREZE (2010, p. 47).
No âmbito
do desenvolvimento da aprendizagem considera-se que o raciocínio proporcional
constitui um conceito pivô para os progressos escolares da matemática (e das
ciências), pois é considerado o culminar dos alunos do ensino fundamental e é o
alicerce de tudo o que se segue. É um raciocínio que abrange um espectro amplo
e complexo de aptidões cognitivas que incluem tanto a dimensão matemática como
a dimensão psicológica (LESH, POST, BEHR, 1988 apud FIOREZE, 2010, p. 48).
O vídeo que selecionamos nesta sequência de aulas traz aplicações do conceito
de proporcionalidade na alimentação. São, portanto, aplicações na vida prática.
Entretanto, a apropriação desse conceito é fundamental para o progresso da
aprendizagem de áreas fundamentais da matemática, como a álgebra e a geometria.
6. Encaminhamento
1ª Aula - Exposição, debate e vídeo.
- Explicar
aos alunos que nesta aula será estudado o conceito de proporcionalidade e
que, para isso, será exibido um vídeo. Explicar que eles devem ficar
atentos, pois a projeção do vídeo será congelada em determinados momentos
para discussões e complementações do professor.
- Este é o vídeo proposto:
- Para
iniciar a projeção, posicionar o vídeo "Matemática na cozinha"
da série "Matemática em toda parte" (ao lado) aos 7 minutos e
54 segundos, que é o momento em que os personagens começam a preparar
duas diferentes receitas de limonada usando conceitos de proporção. Em
uma delas, usam-se três limões para cada cinco copos d'água e na outra
são quatro limões para cada cinco copos d'água. Pare a projeção do vídeo
aos 9 minutos e pergunte aos alunos o porquê dos personagens do vídeo
dizerem que fica fácil comparar as duas frações que representam as
proporções das duas limonadas. Pergunte também qual das duas frações
representa a maior proporção. Espera-se que respondam que é fácil de
comparar porque as frações têm o mesmo denominador, ou seja, elas
representam partes iguais do mesmo todo, por isso é fácil de compará-las
e que a maior proporção é representada pela fração que tem o maior
numerador. Se eles não responderem dessa forma, você pode explicar isso
a eles.
- Após essa discussão, retome a projeção do vídeo no momento em que serão preparadas duas receitas de molho para uma macarronada (aos 9 minutos). Em uma das receitas a proporção é de cinco cebolas para oito tomates e na outra a proporção é de quatro cebolas para sete tomates. No vídeo são levantadas duas questões: 1) Como comparar essas duas proporções? e; 2) Qual delas tem a maior quantidade de cebolas proporcionalmente à quantidade de tomates? Os personagens falam em usar o mínimo múltiplo comum para fazer esta comparação. Pare o vídeo após esta explicação (aos 11 minutos e seis segundos) e complemente a aula retomando na lousa a técnica de como encontrar frações equivalentes com o mesmo denominador e que podem ser comparáveis. Use para isso outros exemplos de frações, incluindo frações em que os denominadores não são primos entre si como, por exemplo, 3/10 e 5/9.
|
|
Explique aos
alunos que o estudo do conceito de proporção será retomado na próxima aula.
- Retome
rapidamente o que foi trabalhado na aula anterior e posicione o vídeo
aos 11 minutos e oito segundos. Neste trecho do vídeo a narradora fala
sobre a concentração de sal, açúcar e gordura em produtos consumidos
pelas pessoas. Ele apresenta valores ideais de consumo de açúcares em um
dia e, em seguida, calcula a quantidade de sódio constante em um pacote
de biscoito e compara esse dado com a quantidade ideal de sódio a ser
consumida em um dia. Como o narrador faz diversos cálculos, você pode
retomar a projeção do vídeo tantas vezes quantas forem necessárias e
fazer os mesmos cálculos que ele faz acompanhado o vídeo na lousa. Para
isso pare e retroceda a projeção tantas vezes quantas forem necessário.
Retome a projeção do vídeo até 15 minutos e 50 segundos para que os
alunos assistam a parte do vídeo em que se mostra uma situação em que a
proporção simples não pode ser aplicada em função da escala.
- Informe
aos alunos que isso pode acontecer com outros conteúdos de matemática em
que as aplicações devem ser relativizadas. Informe também que na próxima
aula será realizado o estudo da proporcionalidade em uma nova situação tratada
no mesmo vídeo.
|
3ª. Aula
- Retome
rapidamente o que foi trabalhado na aula anterior e posicione o vídeo
aos 16 minutos e seis segundos, até 19 minutos e 40 segundos. Acompanhe
com os alunos e na lousa o raciocínio feito pelo narrador para calcular
o preço de um bauru no contexto do vídeo. Você pode retomar a projeção
do vídeo tantas vezes quantas forem necessárias. Depois, proponha aos
alunos a tarefa de refazer os cálculos do custo para produzir o mesmo
bauru com os preços médios atuais de cada ingrediente praticados no
local em que moram. Para isso, peça que pesquisem os dados relativos ao
custo dos ingredientes para fazer um bauru para a próxima a aula e
informe a eles que eles farão os cálculos em grupos. Separe os grupos
ainda nesta aula para que eles possam se organizar para a pesquisa.
Sugere-se de três a cinco alunos por grupo.
|
4ª. Aula
- Peça
aos alunos que se organizem nos grupos e que, com os dados que pesquisaram
e com os estudos realizados na aula anterior, façam o cálculo do custo
de um bauru no local em que moram. Como no vídeo o narrador não calcula
o custo total de um bauru, considerando os demais custos envolvidos,
pode-se propor que os alunos façam esse cálculo estimando os custos de
cada item citado no vídeo (impostos, aluguel, encargos salariais, água,
energia elétrica e gás). Pode-se também simular a quantidade de baurus
vendidos durante o mês considerando um estabelecimento que só vende baurus
e estimar o custo final de um bauru e o preço que deve ser cobrado por
bauru para que o dono do estabelecimento tenha lucro com a venda desses
sanduíches.
|
5ª. Aula
- Peça
que cada grupo apresente os cálculos realizados valorizando cada
estratégia utilizada e fazendo as intervenções necessárias quando
perceber que houve erro nos cálculos.
- Caso
ainda tenha tempo, retome a projeção do vídeo em que o narrador faz
cálculos de proporcionalidade com alimentos naturais e projete-o até os
21 minutos, terminado aqui o trabalho com este vídeo, pois o restante do
conteúdo dele é destinado ao professor.
|
7. Relações
interdisciplinares
Esta sequência de aulas tem aproximações com conteúdos de Ciências, pois trata
da alimentação e da composição química dos alimentos, remetendo-se aos
conteúdos estruturantes Sistemas Biológicos (conteúdos básicos Células,
Morfologia e fisiologia dos seres vivos) e Energia (conteúdo básico Formas de
energia).
8. Aprendizagem esperada
Espera-se que após esta sequência de aulas os alunos tenham compreendido
algumas das aplicações das proporções como também sejam capazes de calcular
proporções em situações simples como as apresentadas durante as atividades
realizadas.
Autora: Professora Dolores Follador
Pesquisado em: http://www.matematica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1249#abrefecha - 17/07/2014 as 9h30.
Ajudou em nada
ResponderExcluir