1 – Reservatório de água espacial
O problema é falta d’água? Não para esta nuvem. A quantidade estimada pelos astrônomos é de cerca de 140 trilhões de vezes a quantidade de água que temos em nossos oceanos. Isso tudo fica armazenado em uma nuvem H20 em formato gasoso. Fica a 12 bilhões de anos-luz daqui e próximo a um buraco negro.
2 – Um planeta feito de diamantes
55 Cancri-e é um planeta coberto inteiramente de diamantes, e tem quase o dobro do tamanho do planeta Terra. Pega essa Bill Gates!
3 – O planeta gelado que queima
Gelo queima e queima muito bem! Por incrível que pareça, muitos não sabem disso. Para os que não sabiam, pasmem com este planeta aí da imagem, o Gliese 436 b. Ele tem uma temperatura média de 439 ºC, sua superfície é completamente coberta por água, mas ela não evapora. Ao invés disso, as moléculas se unem para formar algo conhecido como “gelo quente.”
4 – Uma nuvem com cheiro de framboesa!
A Sagittarius B2 é uma nuvem de poeira cósmica composta basicamente de formiato de etila, a mesma substância que dá framboesas seu gosto e cheiro. Caso então você tenha dúvidas sobre qual o cheiro do centro de nossa galáxia, agora já sabe.
5 – Um sistema pra lá de iluminado
A 49,8 anos-luz da terra existem seis estrelas orbitando ao redor de um centro de massa. Este sistema de múltiplas estrelas se chama Castor. O conjunto é 54 vezes mais brilhante do que o nosso Sol, dá pra fazer um bronzeado maneiro lá. Se quiser saber mais detalhes assista este vídeo http://youtu.be/LhNceVrXknk?t=39s.
6 – Um planeta que não gira, e que talvez possa ser habitado
Lembra do planeta de gelo que queima? O Gliese 581 c é vizinho dele e os cientistas dizem que é o candidato mais indicado para uma futura colonização. O planeta não gira, então o lado iluminado é super quente e o lado escuro é frio a beça, mas no meio há uma pequena faixa de território temperado, é ali que poderemos morar um dia.
7 – Estrelas que viajam em hipervelocidade
Sim, existem estrelas viajando pelo espaço a velocidades que chegam a trilhões de quilômetros por hora.
8 – Eletricidade #MODEON
Em um buracos negro próximo de nós existe um campo de eletricidade que emana uma quantidade absurda de energia elétrica, com uma área tão grande que ultrapassa a da nossa Via Láctea.
9 – Um dos maiores objetos que se tem notícia
Himiko Cloud é uma nuvem que tem quase a metade das proporções de nossa Via Láctea, é considerada um dos maiores objetos que se tem notícia no universo.
10 – No Large Quasar Group as leis da física não funcionam
E se você pensava que a Himiko era grande, espere até conhecer o Large Quasar Group (LQG), é muito maior. É 40 mil vezes maior do que nossa galáxia. Se uma nave viajasse na velocidade da luz ela levaria 4 bilhões de anos para atravessá-la. O grande diferencial dela é que ela consegue quebrar até mesmo algumas leis da física. Wow!
11 – A estrela da luz dobrada
E por falar em leis da física, o que você está vendo aí é uma estrela azul em torno de uma estrela amarela. A luz dela está sendo dobrada, isto mesmo, dobrada. Como resultado a estrela azul fica deformada. Isso ocorre devido à estrela estar próxima de um corpo extremamente massivo, provando a teoria criada por Einstein chamada Einstein Ring (Anel de Einstein).
12 – Unicórnios existem?
Não. Aliás, não que eu saiba, mas a nebulosa Trifid certamente se assemelha com um deles.
13 – Mickey Mouse do espaço
Olha o Mickey desenhado na superfície de Mercúrio. O ratinho tá famoso!
14 – Uma estrela na temperatura ideal!
Apesar de estarmos acostumados com estrelas ardendo em chamas, os cientistas descobriram recentemente um astro com temperatura média 31 ºC.
15 – Uma das maiores estrelas do universo, a gigante vermelha
Se você achava o Sol grandão, permita-me lhe apresentar a VY Canis Majoris. É uma estrela hipergigante vermelha localizada na constelação de Canis Major. É uma das maiores estrelas conhecidas, tem 1500 vezes o tamanho do nosso Sol. É até cômico de ver, se liga só neste vídeo pra ver como somos micróbios perto dela http://www.youtube.com/watch?v=x1pjHEpu7no.
16 – Os magníficos pilares da criação
É basicamente um enorme “viveiro de estrelas,” com centenas de milhões de anos-luz de diâmetro. É esplêndido!
17 – Magnetars: Elas estão descontroladas!
Girando descontroladamente, estas estrelas são capazes de destruir seu cartão de crédito, mesmo que esteja a milhões de quilômetros de distância, graças ao enorme campo magnético.
18 – Matéria negra
Se você juntar todo o que conseguimos enxergar no universo, tudo acumularia apenas 5% da massa total do universo. O que é o resto então? 27% deste montante é invisível e se chama “matéria escura.”
19 – Energia negra
Não confunda com o “lado negro da força.” Para deixar tudo mais interessantes, 68% de tudo que existe é hipoteticamente formado por energia negra (ou energia escura), e isto de alguma forma está expandido o universo. Ok, pode entrar em pânico agora.
20 – Buracos negros
Os buracos negros são os mais temidos do universo. Além do horizonte de eventos de um buraco negro, ou de sua fronteira gravitacional, nada pode escapar. Nem mesmo a luz, NADA ESCAPA DELES, nem mesmo o Chuck Norris. Não que eu seja preconceituoso, mas eu não gosto deles.
21 – Buracos brancos
Eles são o oposto dos buracos negros, mas infelizmente apenas existem em teoria. A matéria entra por um lado e sai pelo outro. Alguns dizem que eles podem guardar respostas para coisas loucas do universo, como como viajar no tempo, por exemplo. Eu gostei dos buracos brancos, não que eu seja preconceituoso, entende?
Contido em:http://rockntech.com.br/21-maravilhas-que-existem-no-espaco-e-que-voce-provavelmente-nao-conhecia/, pesquisado em 28/02/2016, as 12h00.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTenho grande admiração pela VY Canis Majoris, mas tenho um certo medo, pois analiso que se existe uma estrela com tal imensidão, podem existir planetas habitados por seres com proporções mil vezes maiores que nós.
ResponderExcluir