sábado, 31 de outubro de 2015

Choques Mecânicos - Cortiça é o melhor material para para-choques de automóveis

A grande maioria dos veículos atualmente são montados com para choques com capa de plástico, combinado com espuma de absorção de impacto (de boa densidade), apoiada sob travessas do chassi ou monobloco. O conjunto funciona dinamicamente com o monobloco, absorvendo o impacto e deformando-o. 
Por questões de segurança os automóveis atuais são fabricados sob o conceito de deformação progressiva, ou seja, em caso de batida, o para-choques se deforma totalmente e absorve parte da energia que se dissipa com o impacto, se a batida for mais violenta, a lataria dos para lamas e próxima aos cantos externos do veículo também e mais "branda" que o normal,   para a continuação  do processo de absorção,  finalmente o habitáculo do veículo é construído obedecendo a um padrão que lembra uma "gaiola" ou um núcleo de sobrevivência, sendo adotado ainda barras de ferro transversais reforçando as portas, e lembre-se automóvel foi feito para andar e não para bater, caso isso ocorra o principal é a integridade física de seus ocupantes, e não se o para choques ou o para lamas amassou ou não, antigamente uma batida a 40 km/h em um muro praticamente não amassava o carro , mas em 95% dos casos matava todos seus ocupantes, como não havia dissipação da energia adquirida no choque, a mesma era transmitida na sua totalidade para os ocupantes do interior do veículo.
Os para-choques rígidos de antigamente, eram armas letais. Eram projetados para proteger a lataria dos carros e não para proteger os ocupantes, eram fabricados com ferro e, seus suportes também eram de ferro parafusadas direto no chassi, bem menos seguro. 
Você sabia que o material usado como absorvedor de impacto no para-choque da maioria dos carros tem o pior desempenho entre todos os materiais disponíveis?
Esta é a conclusão de Mariana Paulino e seus colegas da Universidade de Aveiro, em Portugal.
Sustentando o impacto
Os materiais celulares sintéticos - espumas de polímeros e de metais - vêm sendo usados como absorvedores de impactos há décadas.
Mas a Dra. Mariana acredita, e agora demonstrou empiricamente, que a cortiça - a mesma cortiça usada como rolha de garrafa - é um material muito mais eficiente e mais ambientalmente correto.
Segundo ela, o material natural pode ser mais eficiente e mais barato do que o material sintético, além de poder ser produzido de forma sustentável.
Materiais para absorção de impacto
A pesquisadora testou a capacidade de absorção de impactos da cortiça, espumas metálicas e espumas poliméricas, incluindo um produto introduzido recentemente no mercado e que vem sendo apontado como um dos mais eficazes já feitos.
Os resultados indicam que a espuma de poliuretano, usada nos para-choques da maioria dos carros, tem o pior desempenho entre todos os materiais testados.
A espuma de alumínio tem a maior capacidade de absorção, seguida de perto pela cortiça.
Todos os demais materiais se distribuem entre esses dois extremos em termos de eficiência.
Como material de proteção contra impacto para para-choques, portas, colunas e outros reforços estruturais, a cortiça supera a espuma polimérica mais avançada disponível em termos de valor de pico de aceleração de impacto.
De fato, em energias mais elevadas, o que equivaleria a uma colisão em alta velocidade, a cortiça tem o melhor valor de pico de aceleração.
Fique com a cortiça
Os pesquisadores investigaram também o quanto os diferentes materiais testados invadem o espaço dos ocupantes do veículo em uma colisão.
A espuma de alumínio apresentou o menor deslocamento, seguido pela cortiça e, logo depois, pela espuma polimérica estado-da-arte. A tradicional espuma de poliuretano foi novamente o material menos adequado.
Os pesquisadores concluíram que, apesar de a espuma de alumínio ser marginalmente melhor do que a cortiça micro aglomerada, a cortiça é uma opção muito melhor para os veículos do futuro por ser mais barata e mais fácil de processar do que a espuma de metal.

Contido em: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=cortica-para-choques-automoveis#.VjSyXPmrQdU, pesquisado em 31/10/2015 as 10h00.

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