segunda-feira, 20 de julho de 2015

Plutão, é hora de conhecer seus vizinhos.

 

Plutão e alguns dos seus vizinhos, todos planetas anões do cinturão de Kuiper, em comparação com a Terra. O único que não é concepção artística é Plutão, claro; os outros ainda não conhecemos de perto. (Crédito: Nasa)
BAIRRO AFASTADO
Plutão é o membro mais ilustre de uma faixa de espaço além da órbita de Netuno, o cinturão de Kuiper. É basicamente um bairro na periferia do Sistema Solar, habitado por uns 100 mil objetos. Falaremos a seguir de seus cinco colegas mais intrigantes.
ÉRIS
Não por acaso, esse também é o nome da deusa grega da discórdia. Descoberto em 2005, Éris foi o responsável pelo rebaixamento de Plutão à categoria de planeta anão. Tem praticamente o mesmo tamanho, mas com mais massa, ou seja, ele deve ter outra composição.
MAKEMAKE
O nome vem de uma divindade adorada na Ilha de Páscoa. Com um diâmetro de cerca de 1.480 km, foi estudado com participação brasileira. Observando Makemake encobrir uma estrela, descobriram sua falta de atmosfera.
HAUMEA
Se há um planeta anão bizarro, é Haumea, nome de uma deusa havaiana. Apesar de seu tamanho (1.400 km), ele tem a forma de uma bola de futebol americano. Isso ocorre porque ele gira muito depressa (um dia lá dura 4 horas!) e, com isso, se estica.
QUAOAR
O nome é homenagem a um deus tongva, povo indígena da área de Los Angeles, nos EUA. Seu diâmetro é metade do de Plutão. E o que estranha é a presença de gelo de água na superfície. Como isso é possível? Ninguém sabe.
SEDNA
Batizado em homenagem à deusa inuíte do mar, é o planeta anão mais distante conhecido. Sedna completa uma órbita a cada 11,4 mil anos. Dizem as más línguas que é fruto de um roubo. O Sol o teria capturado de um sistema planetário vizinho que passou por perto há bilhões de anos.

Éris, Makemake, Haumea, Quaoar, Sedna… todos esses astros são tão interessantes quanto Plutão. Eles não fazem falta no seu horóscopo?

Contido em: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2015/07/20/astronomia-os-vizinhos-de-plutao/, pesquisado em 20/07/2015 as 11h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário