sábado, 15 de março de 2014

Interpretação Nietzscheana – O que Tales tem a ver com isso?

A Filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição:

“A água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário determos-nos nela e levá-la a sério?”
Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e, enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisálida (estado latente, prestes a se transformar), está contido o pensamento: “Tudo é Um”. A razão citada em primeiro lugar deixa Tales ainda em comunidade com os religiosos e supersticiosos, a segunda o tira dessa sociedade e o mostra como investigador da natureza, mas, em virtude da terceira, Tales se torna o primeiro filósofo grego". (Friedrich Nietzsche, em A Filosofia na Idade Trágica dos Gregos)
Abaixo o livro que recomendo para leitura:

FILOSOFIA NA ERA TRÁGICA DOS GREGOS
DIE PHILOSOPHIE IM TRAGISCHEN ZEITALTER DER GRIECHEN
Friedrich Nietzsche
Apresentação de Gabriel Valladão Silva
Tradução de Gabriel Valladão Silva

Escrito entre 1873 e 1874, A filosofia na era trágica dos gregos é um texto fundamental do primeiro período do pensamento nietzchiano. Ao lecionar uma disciplina sobre filosofia pré-socrática na Universidade da Basileia, na Suíça, Nietzsche se sentiu fascinado pelo modo como esses filósofos aliavam o pensar e o viver.
É a partir de pequenos ensaios sobre filósofos como Tales de Mileto, Anaximandro, Heráclito, Parmênides e Anaxágoras que Nietzsche revela a polifonia do pensamento grego. Remontando ao berço da filosofia ocidental, resgata a visão de mundo pré-socrática e a contrapõe à visão de mundo moderna, um tempo que, segundo o filósofo, sofre de uma “formação universal, mas [é] desprovido de cultura e de qualquer unidade de estilo”.
Em A filosofia na era trágica dos gregos, Nietzsche reflete sobre o espírito filosófico de seu tempo, sobre a ciência e o homem, e reafirma que o maior legado dos pré-socráticos é a liberdade de pensar por si mesmo.

Pesquisado em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tales_de_Mileto#Interpreta.C3.A7.C3.A3o_Nietzscheana, em 15/03/2014 às 12h00.
http://www.lpm.com.br/site/default.asp?Template=../livros/layout_produto.asp&CategoriaID=526091&ID=935033, em 15/03/2014 as 11h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário